4 Mitos comuns sobre Lentes de Contato

Existem milhões de pessoas no mundo que optaram por usar lentes de contato. Muitos preferem a comodidade e as vantagens que estas lentes oferecem em relação aos óculos convencionais. Muitos também encontram flexibilidade na utilização tanto de óculos como de lentes de contato para satisfazer as suas necessidades e tornar a sua vida muito mais simples.

No entanto, existem muitos equívocos e mitos que são perpetuados ao longo do tempo. Desde a sua introdução em 1900, houveram muitos avanços e melhorias que aumentam a segurança e permeabilidade do oxigénio neste tipo de lentes.

1. Crianças e jovens adultos não podem usar Lentes de Contato

O primeiro mito é um engano muito comum. Não existe limite de idade para quem deseja ou necessita de usar lentes de contato. É frequente passar a responsabilidade de uso deste tipo de lentes a crianças a partir dos 8 anos de idade. Esta responsabilidade envolve a manutenção de um regime de cuidados diários da lente. A não limpeza das lentes de contato regularmente, ou a não remoção quando necessária, e aqui está incluída a remoção noturna, pode resultar em infeções oculares.

Numa idade tão precoce, obter a prescrição correta para as lentes de contato é fundamental. Por exemplo, as lentes de contato descartáveis diárias podem ser a melhor opção para alguns, enquanto que o uso prolongado de lentes de contato mensais vai exigir um regime de cuidados consistente e cuidadoso, mas não precisam de ser substituídas com tanta frequência.

2. Pessoas acima dos 40 anos de idade não devem usar Lentes de Contato

O segundo mito é semelhante ao primeiro, porque também lida com a idade. Este talvez tenha surgido por causa da crença de que com a idade os olhos ficam mais secos. Isto combinado com a ideia de que muitos idosos necessitam de lentes bifocais pode ter levado muitos a acreditar que não existe alternativa para os óculos bifocais tradicionais.

Felizmente, agora existem lentes de contato bifocais e multifocais. A questão de ter os olhos secos, o que muitas vezes resulta do uso de lentes desconfortáveis, já foi praticamente superada. Existem muitas marcas diferentes que oferecem lentes que ajudam a reter a humidade nos olhos. Combine isso com com umas gotas eficazes e pode aumentar drasticamente a idade em que pode, confortavelmente, desfrutar dos benefícios das lentes de contato.

3. As Lentes de Contato podem ficar presas no olho ou atrás do olho

O terceiro mito é mais provável se tornar muito popular, porque é um medo irracional de muita gente e não uma ocorrência frequente. Existe uma membrana chamada conjuntiva que envolve a superfície interior da pálpebra, esta irá impedir as lentes de se moverem em torno ou atrás do olho.

4. Não posso usar Lentes de Contato porque tenho Astigmatismo

O último mito envolve uma condição comum conhecida como astigmatismo. Esta condição ocorre quando a córnea é esticada ou moldada de uma forma irregular. E em vez da córnea ser redonda, esta pode tornar-se oblonga.

Felizmente, existem muitas lentes no mercado que são adequadas a qualquer pessoa com esta doença. Este tipo de lentes foram concebidas para permanecer na posição desejada, proporcionando, simultaneamente, um maior conforto.

E isto não se limita apenas ao astigmatismo, as lentes bifocais e multifocais também estão disponíveis.

Também é de notar que o preço das lentes de contato tenha reduzido drasticamente ao longo dos últimos anos. É encorajado a realizar uma pesquisa, tanto na rua como entre o elevado número de lojas online que oferecem lentes de contato a fim de encontrar o melhor preço para si.

Facebook Comment