Os avanços na tecnologia de produção de lentes

Graças aos avanços tecnológicos e uma demanda crescente por produtos de qualidade superior (desde os oftalmologistas aos pacientes), óculos e lentes de contato são agora mais sofisticados do que nunca. A produção de lentes de contato tornou-se numa arte, com empresas concorrentes a apresentar as últimas tecnologias e a melhorar a aparência e a durabilidade de seus produtos.

Um avanço fundamental nos últimos tempos tem sido a consideravel capacidade tornar as lentes mais finas. A indústria progrediu um longo caminho a desde as lentes "fundo de garrafão" da era pós-guerra, e hoje é possível obter lentes feitas a partir de uma variedade de materiais que minimizem espessura e maximizam o estilo.

É importante ter em mente que algumas lentes funcionam melhor com diferentes tipos de armações, e prescrições mais fortes podem fazer certas combinações desaconselháveis, tais como lentes grossas em armações sem aro. Se um olho é muito mais fraco do que o outro, as armações mais grossas vão ajudar a obscurecer qualquer diferença na espessura de cada lente, e a moda atual com o design mais ousado oferece espaço para fazer precisamente isso.

Outro fenômeno relativamente moderno na produção de óculos é a capacidade de aplicar revestimentos para cada lente, como materiais anti-reflexivos que reduzem as reflexões de farol durante a condução noturna.

As lentes polarizadas realizam um trabalho semelhante, reduzindo reflexões e ajudando a conquistar o brilho das estradas molhadas ou areia queimando ao sol, o que poderia causar fadiga ocular ou manchas cegas. Revestimentos avançados podem até repelir a água e sujeira - com benefícios óbvios para quem trabalha regularmente ao ar livre.

Numa linha similar, revestimentos resistentes a arranhões oferecem vantagens consideráveis ​​para as pessoas cujos empregos ou hobbies envolvem ambientes empoeirados ou abrasivos para as lentes regulares, na fotografia, por exemplo, onde as lentes podem ser constantemente arranhadas pelo visor da máquina. Aliados a materiais modernos, como plásticos de policarbonato (que são dez vezes mais fortes do que o plástico normal), os óculos são agora mais duráveis do que nunca e, consequentemente, as lentes de vidro se tornaram cada vez mais raras.

Lentes difíceis de quebrar são essenciais para os desportistas, bem como para crianças, cujos óculos levam muitas vezes uma vida mais difícil.

Pacientes que necessitam de correção multifocal têm visto algumas das maiores melhorias na qualidade de óculos à sua disposição, com lentes bifocais eliminando linhas divisórias. Cada lente pode agora ser projetada para uma única prescrição individual.

Como pacientes de visão simples, as pessoas com lentes multifocais podem também desfrutar de visão mais nítida do que no passado, graças a processos de fabricação cada vez mais precisos que reduziram a distorção da lente para níveis até então inatingíveis.

Facebook Comment