Quem inventou as Lentes de Contacto

Muitos acreditam que as lentes de contacto são uma invenção relativamente nova que foram concebidas neste século devido à tecnologia e inovação. No entanto as lentes de contacto actuais foram desenvolvidas há muito tempo, a sua criação e inspiração começou há muitos séculos atrás.

Isto provavelmente vem como um choque para muitos, no entanto a ideia de lentes de contacto começou com Leonardo da Vinci. No século 16 Leonardo da Vinci fez esboços de uma variedade de possibilidades e incluiu as descrições deles. Então, mais de 100 anos depois Rene Descartes desenvolveu a ideia de uma lente corneal que corrigir problemas visuais. Thomas Young usa a ideia de Descartes 170 anos mais tarde e desenvolveu o que tem sido considerada a primeira lente de contacto. No entanto, seria em 1887 que um vidreiro alemão iria desenvolver uma lente de contacto que foi projectada para ser usada e aceite pelo olho. Depois disso, o mundo inteiro começou a busca para desenvolver e melhorar este tipo de lente.

Em 1900 um optometrista americano produziu a primeira lente neste país e introduziu a lente de contacto de plástico. Este foi um passo enorme e foi um afastamento das lentes de contacto de vidro. A indústria de lentes de contacto e a sua tecnologia continuou a se expandir e crescer e por volta de 1960 Otto Wichterle e Drahoslav Lim criaram uma lente de contacto macia de um plástico de água absorvente. Este desenvolvimento foi o que inspirou a maioria das lentes de contacto macias de hoje em dia. Durante a década de 1970 esta lente ficou disponível para os pacientes nos Estados Unidos, bem como as lentes de contacto tóricas para pacientes com astigmatismo.

A década de 1980 continuou a ver melhorias e novas opções em relação às lentes de contacto. Lentes de contacto coloridas, assim como as lentes de uso prolongado tornaram-se disponíveis ao público em geral. Além disso, as lentes de RGP se tornaram disponíveis nestes estilos também. Lentes bifocais também fizeram o seu caminho no mercado. E, felizmente para todos os utilizadores de lentes de contacto, uma solução multiuso para cuidados das lentes ficou disponível. A década de 1990 continuou a ver uma melhoria em todas as inovações dos anos 80 e apareceram mais opções disponíveis para utilizadores de lentes de contacto.

Como você pode ver, não houve um inventor das lentes de contacto, mas sim de colaboração ao longo de muitos séculos e muitas pessoas a desenvolver novas ideias e a implementá-las.


Facebook Comment