Como funcionam as Lentes de Contacto

As lentes de contacto assentam na sua córnea através de um fornecimento constante de lágrimas. Os lentes de contacto também permanecem no sítio através da pressão exercida pelas pálpebras. Quando uma pessoa pisca a pressão das pálpebras faz com que as lentes de contacto se movimentem um pouco e deslizam sobre a córnea. Isso permite que as lágrimas limpem suavemente o lixo ou detritos que podem ter acumulado no seu olho.

Esta é apenas a forma como a lente fica presa no olho e é capaz de fornecer uma maneira de corrigir a visão. A forma como a visão é corrigida é uma história completamente diferente.

As lentes de contacto são prescritas para uma ampla variedade de indivíduos que têm problemas de visão como astigmatismo, miopia, hipermetropia e presbiopia. As retinas dos indivíduos que sofrem destas condições não conseguem focalizar correctamente a luz. Quando a retina não funciona adequadamente e/ou não consegue focar correctamente a luz, o resultado é uma visão imperfeita e desfocada.

As lentes de contacto são feitas de forma diferente dependendo da condição do olho que está a tentar corrigir. Por exemplo, se você sofre de astigmatismo o seu optometrista irá medir a sua córnea para que as lentes sejam feitas justamente para combinar com os seus olhos. Ao fazer essas lentes de contacto à sua medida elas irão caber perfeitamente nos seus olhos e irão direccionar a luz correctamente para os seus olhos corrigindo, assim, a visão.

Aqueles que sofrem de miopia, vão usar lentes que são mais finas no centro e mais grossas nas bordas. Este design permite que os raios de luz sejam processados correctamente pela retina.

A sofredores de hipermetropia são prescritas lentes de contacto precisamente ao contrário, mas com o mesmo resultado final. Elas permitem que a retina possa processar a luz correctamente, resultando assim na visão corrigida para o utente.

Todas as lentes de contacto usam a mesma tecnologia de base para corrigir a visão do utilizador. Elas redireccionam a luz para a retina de forma a ser processada correctamente. A única diferença é que as lentes de contacto são feitas de forma diferente para tratar os diferentes problemas oculares.


Facebook Comment