Como Manter e Limpar as suas Lentes de Contato

A popularidade das lentes de contato em relação a óculos continua a crescer a um ritmo notável. Na verdade, 25 milhões de pessoas em todo o mundo usam lentes de contato. Não é preciso muito para ver os benefícios de lentes, incluindo funcionais e de conforto. Se você estiver interessado em lentes de contato é vital que você compreenda o método e práticas adequadas para mantê-las.

Como Encontrar o Ajuste Certo

Depois de falar com um médico sobre se usar lentes de contato é certo para si ou não, ele ou ela irá iniciar o processo de exame a fim de encontrar as lentes certas para si. O médico irá tomar as medidas da sua curvatura de córnea a fim de determinar qual lente caberia, sem ser demasiado apertada ou muito solta. Caso uma lente de contato encaixe sobre a córnea com muita força ela poderá cortar o oxigênio para o olho levando a visão turva ou inchaço. Este processo é complexo, porém importante para a manutenção da sua saúde ocular.

Depois de terem sido prescritas as lentes de contato é importante compreender a importância da manutenção adequada. Para evitar qualquer interrupção na sua visão, que pode incluir, desde uma pequena irritação a uma infecção no olho, você tem que limpar regularmente e e tirar as lentes de contato quando necessário.

Lentes de contato descartáveis, ​​em geral, devem ser substituídas todos os dias, a cada duas semanas, ou todos os meses, conforme o modelo. Leia os detalhes da sua receita para que saiba quando deve substituir e cumprir com os regulamentos a fim de evitar qualquer tipo de lesão ocular. Algumas pessoas irão usar as instruções de prescrição como uma estimativa. Como resultado vão usar lentes de contato enquanto se sentem moderadamente confortáveis e substituí-las quando começam a sentir-se incomodados. Esta prática é a maneira mais rápida de criar um ambiente com bactérias, proteínas e detritos nos seus olhos.

Quando deixa as suas lentes de contato por mais tempo do que o tempo de substituição recomendado, a lente irá acumular bactérias que faz com que a córnea se torne inflamada. A inflamação pode levar a vermelhidão, lacrimejamento, sensibilidade à luz e dor. Se o problema progride, células brancas do sangue irão acumular e causam uma mancha branca na córnea que pode tornar-se visível nos olhos. Se não for tratada, a mancha pode formar uma cicatriz permanente, que vai afetar a visão. Mais importante, uma infecção bacteriana nos olhos pode causar uma úlcera na córnea, que é ao mesmo tempo dolorosa e muitas vezes permanente.

Quando lavar ou limpar as suas lentes de contato evite água da torneira ou solução reutilizada. Esta prática de limpeza pode levar a uma infecção fúngica que pode ser difícil de tratar e levar a um transplante de córnea. Além disso, evitar dormir em lentes de contato, pois pode levar a uma infecção também. Quando os seus olhos estão fechados, o oxigênio é cortado a partir do olho, portanto, as suas lentes vão secar durante a noite. Se você quiser a opção de dormir com as suas lentes de contato, pergunte ao seu médico sobre lentes "altamente respiráveis".

Quando as práticas de higiene adequadas estão a ser levadas a sério, as lentes de contato podem ser confortáveis, fáceis de usar e seguras. Se você tiver dúvidas ou quiser saber mais dicas sobre a limpeza e manutenção das suas lentes, contate o seu oftalmologista.


Facebook Comment